Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

benfica73

Toda a informação sobre o Glorioso

benfica73

Toda a informação sobre o Glorioso

"Os novos monstros" por Rui Gomes da Silva

14.01.19, Benfica 73

“Hoje não sou opção para o Benfica e não fui convidado. Se fosse o primeiro a saber da minha decisão seria o Presidente”. - José Mourinho
 
O FILME DE 1977
 
Lembro-me - como se fosse hoje - de, no meu segundo ano da Faculdade de Direito (de Lisboa, obviamente), ter ido ver um filme italiano que me vem à memória, de tempos a tempos.
 
Pela qualidade, claro, mas também pelas pequenas histórias (12 se bem me lembro), que fizeram de “I nuovi mostri” - o filme candidato ao Óscar de melhor filme estrangeiro da Academia, em 1977 - um filme que faz parte das minhas referências!
 
Cinéfilas ... e de vida, porque cada uma das histórias que fazem o filme são grandes lições de vida!
 
Numa dessas histórias, ... um marido, pessoa importante e rica, pede, perante uma imensidão de repórteres, que os raptores lhe devolvam a mulher!
 
Estará, para que isso aconteça, disposto a pagar uma recompensa milionária e ficará ali, perto do telefone, até que o contactem para a troca: a mulher por uns milhões de liras!
 
A cena acaba como um “zoom” ao fio do telefone ... para se ver que por baixo do pé do marido, posto sobre o fio do telefone, ... o fio está cortado!!!
 
O FILME DO “REGRESSO” DE MOURINHO
 
A história veio-me à memória ao ver as sucessivas declarações do Presidente do Benfica sobre a possibilidade do regresso de José Mourinho.
 
Que isso dependeria só de Mourinho, ... que dinheiro não seria problema, ... que ... que ... que ... alimentando e gerindo, dessa forma, a expectativa de a substituição de Rui Vitória ser feita com uma grande mais valia, em termos de imagem, em Portugal e no mundo, para o Benfica!
 
Os jornais do costume lá se encarregaram de aumentar a expectativa, com a possibilidade de, num frente a frente, o Presidente do Benfica fazer os possíveis e o impossível para ser José Mourinho a escolha!
 
Só que ... 
 
JOSÉ MOURINHO “NÃO É FIGURANTE” DE ESTRATÉGIAS ALHEIAS E MUITO MENOS DE QUEM NÃO O QUER.
 
De facto, José Mourinho sabe que o modelo de gestão do Benfica não comporta um treinador com a sua personalidade.
 
A sua vinda para a Luz seria o mais sério entrave a tudo o que temos assistido e ... ao que vamos assistir nos próximos tempos!
 
E, mesmo comungando do mesmo empresário com quem o Presidente do Benfica (o que, neste caso, e muito diferente de ser o Benfica) tem uma “parceria estratégica" (isto há cada designação ...), José Mourinho achou por bem acabar com o “teatro” tão bem imaginado e desenvolvido pela fábrica de realidades virtuais que foi montada e, hoje, produz diariamente na Luz!
 
O que fez?
 
Uma simples declaração: “ ... NÃO FUI CONVIDADO ...”
 
Tão simples quanto isso!
 
“Hoje não sou opção para o Benfica e não fui convidado. Se fosse o primeiro a saber da minha decisão seria o Presidente”.
 
José Mourinho “dixit”!
 
E nós a pensarmos - como “papalvos” enganados - que, com tanta conversa, pelo menos tinha havido um convite ...
 
Ou, vá lá, pelo menos, ... uma conversa ...
 
Mas não!
 
A MEMÓRIA DO FILME E A REALIDADE DO BENFICA 
 
Por isso me lembrei do filme, ... “Os Novos Monstros”, tão semelhante me pareceu a situação!
 
Como se o Presidente do Benfica anunciasse que estava apenas a aguardar a chamada de Mourinho e descobríssemos, depois, que ele próprio tinha cortado o fio do telefone por onde iria chegar esse telefonema!
 
Porque, apesar de sabermos que vivemos num mundo sem fios (sendo, por isso, tudo escutado ...), nada como nos recordarmos do que diz o povo ... “ com risos e bolos se enganam os tolos!”.
 
Ou, por outras palavras, ... a quem já só tem um interesse pessoal - qualquer que seja a sua natureza - em continuar à frente do Benfica, sem projeto nem rumo, tudo serve para ganhar tempo!
 
Apesar de, sem projeto, o tempo passar ainda mais depressa!
 
Mesmo a ganhar ... como desejamos!
 
Porque a mudança no Benfica se fará ... sem que os resultados tenham qualquer importância na opção por um novo projeto!
 
... PARA (VOLTAR A) SER CAMPEÃO EUROPEU 
 
Para (voltar a) ser Campeão Europeu ... o que é bem diferente de prometer sair depois de o ser (ou seja, ... como sabemos, ... nunca por vontade própria)!
 
Ou, antes, para começarmos esse caminho, para o voltarmos a ser, como ouvimos, um dia destes, ... 
 
... só falta - mesmo - o... !!!
 
POR ÚLTIMO ... RUI VITÓRIA ...
 
Rui Vitória deu uma entrevista em que abordou a sua saída do Benfica!
 
E, em termos de relevância, de muita relevância, não podemos deixar de sublinhar a frase em que se queixa de quem tinha a obrigação de o apoiar.
 
Disse Rui Vitória ...
 
“Nesta fase final não senti tanto apoio da Direção”!
 
E como - no quer diz respeito ao futebol a Direção, ou seja, a Administração da SAD, é, cada vez mais, um órgão unipessoal, ... o que Rui Vitória quis dizer foi ... “não senti apoio de Luís Filipe Vieira”!
 
Por isso, também a encenação do “sempre juntos” e “ainda vamos ter saudades dele” da passada segunda-feira.
 
Quem, no futebol, tem a responsabilidade de dirigir uma equipa, não pode - nunca - declarar ter um plano B na cabeça!
 
E muito menos tentar “vender o treinador”, ... assumir que fala com outros sobre o clube, ... que é amigo de um ex treinador que quer voltar ao clube (como se a figura em causa não fosse odiado pela classe por ter feito sempre isso aos seus colegas), etc., etc., etc. ...
 
Soubemos, há poucas semanas, que não foi Rui Vitória que perdeu o penta!
 
Sabemos, hoje, que Rui Vitória não é o principal responsável por não estarmos à frente no campeonato que devia ser o da ... “#reconquista” (na terminologia da Direção)!
 
Percebem agora porque nunca fui capaz de apontar o dedo a Rui Vitória, mesmo percebendo que a sua situação seria impossível de ser mantida, desde o jogo de Munique?
 
... E - JÁ AGORA - O APOIO A BRUNO LAGE!!!
 
Com uma grande - pelo menos em termos anímicos - vitória nos Açores ... e o melhor resultado possível em Alvalade, quase que ... só dependemos de nós!!!
 
Com Bruno Lage ... é a minha previsão (apesar de, pela estrutura, terem a certeza de tudo ... até perderem)!
 
Não lhe façam o mesmo que fizeram a Rui Vitória.
 
Porque não merece, porque é muito competente e porque ... não sendo de mudar um treinador a meio da época ... tivessem pensado nisso antes de o fazerem!
 
Agora ... é com Bruno Lage que teremos - todos - de ganhar!!!
 
E há tanto, ainda, tudo mesmo, para o Benfica ganhar !!!!