Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

benfica73

Toda a informação sobre o Glorioso

benfica73

Toda a informação sobre o Glorioso

Discurso do presidente "encarnado" Luís Filipe Vieira: "Este é um Clube com memória"

20.02.11, Benfica 73

O presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira, inaugurou este sábado as Casas do Benfica no Seixal e na Charneca de Caparica, onde abordou a temática Atletismo e ainda deixou uma palavra para Pedro Mantorras. Leia o discurso na íntegra.
“Pela história, pelo trabalho de formação, pela atenção às diferentes modalidades desportivas, pelo que representa no panorama desportivo nacional, é inquestionável que o Spot Lisboa e Benfica é uma Instituição de referência única no contexto nacional.
Muito mais do que um Clube de Futebol, o Sport Lisboa e Benfica é uma instituição que tem orgulho no seu ecletismo, nas suas modalidades. E se alguma outra prova fosse necessária, fica a minha presença na Federação Portuguesa de Atletismo na passada quinta-feira.
Tenho orgulho em defender a origem e os valores do Benfica, e as modalidades fazem parte dessa história.
Como também fazem parte as Casas do Benfica. Não me tenho cansado de afirmar nas várias intervenções que tenho vindo a fazer que o Benfica são pessoas. Que a nossa aposta passa pelo seu envolvimento, pela valorização da sua participação junto do Clube.
E nesta perspectiva, o papel das Casas do Benfica é insubstituível. A nossa dinâmica também se vê pela expansão das nossas Casas, pelo esforço que os nossos adeptos emprestam à divulgação do Clube e ao seu crescimento.
Queria, por isso, começar esta intervenção por felicitar os responsáveis pela Casa do Benfica do Seixal na pessoa do seu presidente e manifestar-lhe a minha satisfação por poder associar-me a esta inauguração.
O Benfica tem uma comunidade muito activa neste concelho. Tem, igualmente, no Seixal a sua segunda casa que é o Caixa Futebol Campus e é por tudo isto que esta inauguração se reveste de um simbolismo especial. Obrigado pelo vosso esforço e pelo vosso empenho!
Queria, igualmente, deixar uma palavra para os responsáveis da Casa do Benfica da Charneca da Caparica, a qual – com a nova imagem – foi hoje, também, reinaugurada.
Para mim, devo dizê-lo, tem sido uma honra ser Presidente do Sport Lisboa e Benfica durante um dos períodos mais difíceis da nossa história.
Sabíamos – quando esta caminhada começou - que apesar de contar com um projecto estruturado, iriam aparecer dificuldades. Sabíamos que teríamos de ser fortes para seguir em frente, e sabíamos também que a massa associativa que nos soube apoiar para salvar o Clube e devolve-lo à sua grandeza, iria continuar a apoiar este projecto e todos os que diariamente trabalham para garantir a consolidação e crescimento do Clube!!
Toda a gente sabe qual foi o ponto de partida e sabe, igualmente, tudo o que entretanto foi conseguido. Mas a verdade é que a dimensão do Benfica não nos permite ter tempo para recordar o que já foi feito, mas exige acção para continuar a construir o seu futuro!
É isso que os benfiquistas esperam de mim, um presidente activo e próximo dos seus sócios e adeptos. É isso que tenho procurado ser!
E devo dizer-vos que, independentemente do que fôr o futuro, – há ‘marcas’ neste quase oito anos de mandato que fundamentam a confiança que tenho no futuro:

- Recuperámos a credibilidade do Benfica

-Montámos uma estrutura profissional que ajudou a consolidar a recuperação do Benfica

- Apontámos para o crescimento do número de sócios que nos permite – hoje – ser o
Maior Clube do Mundo!

- Construímos o novo Estádio da Luz

- Edificámos o centro de estágio do Seixal

- Arrancámos com a Benfica TV

- A Fundação Benfica

- O Centro de Documentação e Restauro

É tudo isto que nos permite e nos autoriza a dizer que, se mantivermos o rumo, somos capazes de chegar onde desejamos. Sabendo, no entanto, que o pessimismo ou o discurso fácil e demagógico, não são os melhores caminhos para lá chegar.
Mas num momento em que falamos muito do futuro, não gosto de esquecer nem o presente, nem o passado. Na minha vida sempre fui reconhecido com quem me ajudou. Como Presidente do Clube sou reconhecido a todos aqueles que com o seu esforço e com a sua dedicação ajudaram o Clube a ser o que ele é hoje.
É por isso que tenho feito questão em homenagear, ao longo dos meus mandatos, os nossos campeões, as nossas referências, porque este é um Clube com memória e grato com todos aqueles que com o seu esforço construíram a grandeza do Benfica.
Permitam-me, pelo que acabo de dizer e por razões que, hoje, são conhecidas, que dedique uma palavra especial a um dos símbolos mais recentes do Benfica, mas que já ganhou o direito a ficar na sua história: Pedro Mantorras.
O Pedro é um exemplo de entrega, de sacrifício, de superação. É um exemplo de optimismo e de persistência. Alguém que nunca deixou de lutar, que sempre superou as dificuldades porque passou.
Acompanhei a sua luta, sei da sua capacidade de resistir, de nunca deixar de acreditar. Foi por isso que, apesar de tudo, se conseguiu manter no futebol.
Este é, porém, o momento em que o Pedro decidiu que chegou o tempo de parar de lutar contra o sofrimento, contra as dores e contra as limitações físicas que o impediram de ser o que ele merecia e podia ter sido: uma referência mundial do futebol.
Como sabem tenho uma ligação muito forte ao Pedro, sei o que ele viveu e tudo o que deu ao Benfica. Chegou agora o tempo de retribuir, de dizer a todos os angolanos que devem ter muito orgulho na pessoa, no carácter e no profissionalismo do Pedro.
É evidente que ele nunca deixará o Benfica, porque ele faz parte desta casa. Faz parte da nossa história e encarna os valores que fazem do Benfica o Clube que todos conhecemos.
No tempo certo, vamos promover a despedida formal, com a dignidade e o carinho que o Pedro merece.
Viva o Benfica!”

Fonte: SLB

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.