Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

benfica73

Toda a informação sobre o Glorioso

benfica73

Toda a informação sobre o Glorioso

Comparações

19.02.11, Benfica 73

A minha crónica de hoje é feita de comparações. A primeira refere-se à Seleção – que está infinitamente melhor do que no tempo de Queiroz. De uma equipa receosa e pouco confiante, Paulo Bento fez uma seleção solta e exuberante, que tem futebol e força anímica para jogar cara a cara com qualquer adversário.

A segunda comparação tem a ver com o Benfica – que também está muito melhor do que no início da época e até melhor do que há um ano. No jogo contra o Guimarães foi empolgante: marcou 3 golos, atirou 2 bolas aos ferros, teve 2 golos (mal) anulados, falhou um penálti.

A terceira comparação respeita ao FC Porto – que está pior do que no início da época e até pior do que há um ano. Parece uma equipa sem alma.

Mas, dito isto, é preciso acrescentar o seguinte: embora encantando as bancadas, o Benfica talvez ainda não seja mais forte do que o FC Porto. Porquê? Porque tem um défice de eficácia. E eficácia não é só marcar golos. Eficácia tem a ver com o coletivo. É preciso haver eficácia a defender, eficácia a jogar a meio campo e eficácia a atacar. E isto significa capacidade de atingir os objetivos através de processos simples.

Ora o Benfica joga demasiado depressa, faz demasiados passes, é frenético – e muitas jogadas perdem-se. Contra o Guimarães, teve 73% de posse de bola na 1.ª parte e só marcou um golo! O Porto joga mais feio mas joga simples na defesa e simples no ataque: dois toques, a bola em Hulk – e este a correr e a metê-la na baliza.

Se o futebol fosse aos pontos, o Benfica estaria hoje a somar muitos e o FC Porto muito poucos. Como é aos golos, o Porto, com a sua simplicidade de processos, consegue equilibrar os pratos da balança.

Autor: JOSÉ ANTÓNIO SARAIVA
Fonte: Record

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.