Dezembro 27 2010

A camisola da selecção espanhola não é tecido desconhecido para Roberto e Javi García. Separados por apenas uns meses de idade, os dois futebolistas cresceram quase a par nas equipas jovens da Roja, desde os sub-17 até aos sub-21, enquanto defendiam, nos clubes, as cores dos rivais Atlético e Real Madrid. Agora homens feitos, os dois espanhóis do Benfica correm atrás do sonho de representar a equipa que se sagrou campeã mundial este ano e europeia em 2008. E têm ambos motivos para acalentar essa esperança, porque é o próprio seleccionador espanhol a dizê-lo, por intermédio de O JOGO. O experiente - e cavalheiro - Vicente del Bosque recorda, aliás, que já conhece Roberto e Javi García há bastante tempo, praticamente desde que os dois eram adolescentes, encontrando-se atento ao que têm feito no campeão português. "São jogadores que conheço há muito tempo, desde pequenos, desde que eram muito jovens. E estou naturalmente a acompanhar a sua evolução e os seus desempenhos no Benfica", afirma, a O JOGO, o homem que no último Verão cometeu a proeza de levar a Espanha ao seu primeiro título mundial, na África do Sul.

Del Bosque não tece estas considerações na lógica do politicamente correcto, uma vez que recorda de imediato a lei de imensa oferta para poucas vagas que se aplica à selecção espanhola, mas faz questão de salientar que, apesar da concorrência, Roberto e Javi García são unidades a ter em conta nas respectivas posições. "Todos sabem que temos uma concorrência muito grande na selecção de Espanha, mas claro que eles os dois têm potencial e nível para ambicionar um lugar. Não é nada que não esteja ao alcance deles", assinala o treinador natural de Salamanca (acaba, curiosamente, de fazer 60 anos, no dia 23). Del Bosque entende mesmo que tanto o guarda-redes como o trinco da equipa da Luz só confirmam a qualidade que já lhes era reconhecida no país vizinho e não foram obrigados a mudar de espaço para se afirmarem, até porque, reforça o sábio técnico, os dois teriam lugar "em qualquer equipa" da liga espanhola, aquela que é de forma quase unânime considerada a melhor de todo o planeta: "Não tenho dúvidas disso. Tanto o Roberto como o Javi poderiam jogar perfeitamente em qualquer equipa de Espanha."

"Gosto da capacidade de trabalho dos dois"

Outra prova de que Del Bosque não fala mesmo para agradar, estando realmente a par do dia-a-dia dos benfiquistas, é a alusão ao início tremido de Roberto, cujas capacidades chegaram a ser postas em causa. "Teve dificuldades no princípio, mas agora está muito bem", constata o seleccionador espanhol, estendendo o elogio ao camisola 6, um dos pilares do título que os encarnados conquistaram em 2009/10 e um jogador que saiu da cantera do Real Madrid, onde Del Bosque trabalhou anos e anos. "O Javi adaptou-se muito bem e é uma das referências da equipa", analisa Del Bosque, revelando que o compromisso é uma das características que mais aprecia nos dois futebolistas encarnados: "Gosto muito da capacidade de trabalho de ambos."

Vaga como terceiro

Roberto tem 24 anos e chegou esta época ao Benfica, contratado por 8,5 milhões de euros ao Atlético de Madrid. Natural da capital espanhola, cresceu na cantera dos colchoneros, somando internacionalizações desde os sub-17 até aos sub-21. Neste escalão, no qual soma seis encontros, concorreu com Asenjo, que mais tarde reforçou o Atlético de Madrid, roubando-lhe espaço, e Adán, terceiro guarda-redes de Mourinho no Real Madrid. Neste momento, Roberto não tem hipóteses de pensar na titularidade na Roja, estatuto que pertence a Casillas, mas o mesmo não se aplica a um lugar na reserva do guardião merengue - à frente do camisola 12 encarnado estará ainda Valdés, enquanto Reina, terceiro na hierarquia, começa a perder força. E é por aí que Roberto poderá entrar.

Sombra de Busquets

Javi García, 23 anos, terá dificuldades para pensar na titularidade na Roja, onde a sua posição é presentemente ocupada por Sergio Busquets, do Barcelona. Mas embora apresentando um estilo mais físico, o trinco natural de Múrcia e formado no Real Madrid estará numa segunda linha de nomes capazes de fazer sombra ao jovem craque blaugrana - tanto que se chegou a admitir a sua inclusão na lista de 23 para o Mundial da África do Sul. Javi García, que rumou à Luz no Verão de 2009 por 7,5 milhões de euros, iniciou-se nas selecções espanholas nos sub-17, tendo sido campeão europeu de sub-19, em 2006, na Polónia. Piqué, Mata e Jeffren eram outros dos titulares dessa equipa que se cruzou com Portugal - de Rui Patrício, Daniel Carriço ou Fábio Coentrão - na fase de grupos.

9 de Fevereiro

O próximo jogo da Espanha está agendado para 9 de Fevereiro, no Estádio Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid, contra a Colômbia. É uma partida cuja receita reverte a favor do sindicato de jogadores do país vizinho. E tanto Roberto como Javi García estarão na expectativa de uma primeira convocatória.

Fonte: O Jogo

publicado por Benfica 73 às 18:39

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

BENFICA 73
contador grátis
Dezembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





subscrever feeds
comentários recentes
Do You Need A Loan To Consolidate Your Debt At 1.0...
Here is a good news for those interested. There is...
Viva o BenficaSaudações de UMA TETRA
O apoio financeiro a indivíduosOlá,Você está preso...
Get a Loan Today At 3% Interest Rate, contact us a...
Boa tarde,Gostaríamos de dar a conhecer o novo sit...
Boa tarde,Será possivel obter o contato do adminis...
A nível de centrais, apesar dos 2 jovens da equipa...
Caro Benfica73, Rebocho é lateral esquerdo de raiz...
Eu aceitava nos seguintes termos, um milhão à cabe...
Esta gentinha que se governa do futebol, fala de m...
E qual é o valor da cláusula? Parece que o PC está...
Incrível como o site notíciasaominuto não sabe que...
Não terão começado já a tentar desestabilizar o Be...
Apesar de tudo e contra tudo e contra todos (ontem...
O Benfica tem uma estrutura psicológica muito fort...
ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃOVISTO NA NETE DEVE SER LIDO ...
OS PRÓPRIOS SPORTINGUISTAS LÚCIDOSE NÃO CARNEIROS ...
ACHO QUE MERECE JÁ UM POST, EM TODOS OS BLOGUES BE...
Com tal tirada sobre a falta de 'carácter', o padr...