Dezembro 26 2010

Delmar Barreiros é pároco das paróquias de Alfama e Castelo, em Lisboa. É adepto do Benfica, mas nutre também simpatia por Académica e Belenenses. Vive o desporto, adora futebol e, neste Natal, sonha com a igualdade entre Homens e o fim do egoísmo. E os desportistas podem ser fundamentais no alcançar destes valores.
No dia 26 de Setembro de 1937 nascia, em Trancoso, Delmar da Silva Gomes Barreiros. Foi ordenado padre em 1962. Foi pároco em Celorico da Beira, Sabugal, Mafra, Rio de Mouro, capelão na Marinha e agora guia os destinos das paróquias de Alfama e Castelo.
Praticamente no berço ouviu falar do Benfica. A família era benfiquista e as poucas notícias que chegavam a Trancoso eram relacionadas com o clube da Luz. Paixão acesa, intensa e, diz, eterna. Enquanto estudava, aproximou-se da Académica, quando trabalhou na Marinha piscou o olho ao Belenenses, mas é o Benfica que lhe faz palpitar o coração.
Não sofre, não chora, não rói as unhas, não se incomoda com as derrotas. As suas lamentações são outras. Aliás, em época natalícia agudizam-se as dores que o atormentam enquanto pároco, mas sobretudo como português atento e preocupado.
«A pobreza existe. Este é um sinal de guerra. Há uma luta entre ricos e pobres, sem sentido, é certo, mas existe. E quem é pobre parte com armas diferentes. Há que mudar as mentalidades. Os próprios desportistas, na maioria dos casos com boas condições de vida, devem dar um sinal claro de que as diferenças devem e podem ser anuladas. E devem actuar em conformidade», explicou o padre Delmar.
«Espero que as pessoas parem e reflictam sobre o que é realmente o Natal. Que o egoísmo, notório durante todo o ano, desapareça. Faz-nos falta olhar para o lado e não apenas para o nosso umbigo. Estamos sempre prontos para rasteirar os outros, mas nunca para dar a mão. E isto adapta-se totalmente ao desporto. Não devemos pensar eliminar quem nos rodeia, mas sim ajudar, porque, no fundo, lutamos todos pelos mesmos objectivos: por uma vida mais justa, sem egoísmo, solidária e verdadeira», justificou.

Desejou ainda um santo Natal a todos os portugueses, pediu tolerância, fraternidade, humildade e solidariedade. E fez um pedido, praticamente um desafio, aos que mais têm nesta quadra:
«Custa-me ver pessoas com tanto e outras com tão pouco. Sejam solidários e ajudem quem mais precisa. Estes são os valores necessários para um Natal mais bonito. O futebol, aglutinador de massas, pode também ser um veículo importante para passar esta mensagem. Partilhem o que recebem e serão certamente mais felizes.»

Fonte: A Bola

publicado por Benfica 73 às 05:11
Tags:

conheci opadre delmar a uns anos atras uma pessoa incrivel um padre excelente .
emilia a 26 de Dezembro de 2010 às 20:22

Conheci o Capelão da Armada Portuguesa antes durante e depois da 1ª Volta ao Mundo do NE " SAGRES ", foi e continua a ser uma pessoa muito querida, grande sacerdote, grande conhecedor da pessoa humana (militares incluídos, hehe), grande animador e de um sentido de humor a toda a prova e "maestro e condutor de "coiros" exímio. Tenho saudades em quando navegámos juntos. Um grande abraço. Victor Moreira - 158968 então 1º Marinheiro TFD - N.E. SAGRES - Viva o Nosso BENFICA.
Victor Moreira a 18 de Janeiro de 2012 às 14:49

BENFICA 73
contador grátis
Dezembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





comentários recentes
Do You Need A Loan To Consolidate Your Debt At 1.0...
Here is a good news for those interested. There is...
Viva o BenficaSaudações de UMA TETRA
O apoio financeiro a indivíduosOlá,Você está preso...
Get a Loan Today At 3% Interest Rate, contact us a...
Boa tarde,Gostaríamos de dar a conhecer o novo sit...
Boa tarde,Será possivel obter o contato do adminis...
A nível de centrais, apesar dos 2 jovens da equipa...
Caro Benfica73, Rebocho é lateral esquerdo de raiz...
Eu aceitava nos seguintes termos, um milhão à cabe...
Esta gentinha que se governa do futebol, fala de m...
E qual é o valor da cláusula? Parece que o PC está...
Incrível como o site notíciasaominuto não sabe que...
Não terão começado já a tentar desestabilizar o Be...
Apesar de tudo e contra tudo e contra todos (ontem...
O Benfica tem uma estrutura psicológica muito fort...
ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃOVISTO NA NETE DEVE SER LIDO ...
OS PRÓPRIOS SPORTINGUISTAS LÚCIDOSE NÃO CARNEIROS ...
ACHO QUE MERECE JÁ UM POST, EM TODOS OS BLOGUES BE...
Com tal tirada sobre a falta de 'carácter', o padr...