Dezembro 21 2010

A SAD encarnada garantiu ontem, em comunicado oficial, que "irá tomar as medidas necessárias para que a águia volte a animar o Estádio da Luz a breve trecho", não tendo ainda, contudo, uma solução concreta para o problema criado pela saída conflituosa de Juan Barnabé (e a sua águia Vitória) do Benfica.

O JOGO antecipou-se e já descobriu que existem várias empresas e tratadores em Portugal capazes de colocar uma águia a dar, de novo, espectáculo na Luz, tal como fazia o espanhol Juan Barnabé. Ou seja, o Benfica tem alternativas para manter viva a sua mascote, mas terá de esperar alguns meses. Possivelmente só para a próxima temporada é que deverá ser possível ao clube encarnado recriar com outra águia, entretanto treinada para o efeito, o voo de Vitória.

"Serão precisos, pelo menos, três a quatro meses para colocar uma ave de rapina a funcionar num ambiente como aquele", declarou ontem, a O JOGO, Fernando Santos, secretário-geral da Associação Portuguesa de Falcoaria. "Primeiro será preciso treinar a águia para um programa mais geral de convivência com as pessoas. Só depois introduzi-la naquele ambiente específico que é um estádio de futebol, com muitas luzes e barulho. Repare-se que os animais também têm temperamento e humores", explicou.

"Isso não se faz de um pé para a mão. É um processo evolutivo que pode demorar até um ano. Isto não é matemática. Quanto mais rotinada a águia estiver, melhor sairá o espectáculo", disse, por sua vez, António Carapuço, gerente da empresa Volataria. A sua principal actividade é o afastamento de aves que são espécie-problema, por exemplo, nos aeroportos, mas têm também 12 falcoeiros especializados no treinamento de aves para demonstrações. "Estamos perfeitamente capacitados para o fazer", assegurou.

Solução tipo chave na mão - ou seja arranjar uma águia que, em Janeiro, pudesse já voar como a Vitória - é muito difícil, defendeu o mesmo responsável. "A não ser que descobrissem uma ave que já tivesse voado num ambiente similar", defendeu. Uma águia - refira-se a título de curiosidade - tem de ser comprada num criador para poder estar legalizada e custará sempre acima dos seis/sete mil euros, dependendo da espécie e da idade.

Fonte: O Jogo

publicado por Benfica 73 às 09:43

BENFICA 73
contador grátis
Dezembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





comentários recentes
Do You Need A Loan To Consolidate Your Debt At 1.0...
Here is a good news for those interested. There is...
Viva o BenficaSaudações de UMA TETRA
O apoio financeiro a indivíduosOlá,Você está preso...
Get a Loan Today At 3% Interest Rate, contact us a...
Boa tarde,Gostaríamos de dar a conhecer o novo sit...
Boa tarde,Será possivel obter o contato do adminis...
A nível de centrais, apesar dos 2 jovens da equipa...
Caro Benfica73, Rebocho é lateral esquerdo de raiz...
Eu aceitava nos seguintes termos, um milhão à cabe...
Esta gentinha que se governa do futebol, fala de m...
E qual é o valor da cláusula? Parece que o PC está...
Incrível como o site notíciasaominuto não sabe que...
Não terão começado já a tentar desestabilizar o Be...
Apesar de tudo e contra tudo e contra todos (ontem...
O Benfica tem uma estrutura psicológica muito fort...
ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃOVISTO NA NETE DEVE SER LIDO ...
OS PRÓPRIOS SPORTINGUISTAS LÚCIDOSE NÃO CARNEIROS ...
ACHO QUE MERECE JÁ UM POST, EM TODOS OS BLOGUES BE...
Com tal tirada sobre a falta de 'carácter', o padr...