Dezembro 15 2010

Foi há 50 anos que Eusébio chegou a Portugal com destino ao Benfica. Para Eusébio e Cruz dos Santos, o jornalista de A BOLA destacado por Vítor Santos, histórico chefe de redacção de A BOLA, para fazer a reportagem da sua presença em Lisboa, parece que foi ontem.

«Então, senhor Ferreira?», atira Cruz dos Santos, depois de um prolongado e emotivo abraço, no jantar evocativo proporcionado, ontem, pelo nosso jornal. «Há muito que não nos víamos», reforça Cruz dos Santos. Eusébio sorri, emociona-se e recorda os primeiros passos em Lisboa com uma precisão quase cirúrgica.

«Estava um frio», lembra o Pantera Negra que, pela primeira vez, deixava a velha Lourenço Marques, hoje Maputo, capital de Moçambique, rumo à Metrópole. «Lá era Verão, mais de 40 graus, e eu trazia o meu fatinho», completa, dirigindo-se a Cruz dos Santos, jornalista de A BOLA e um dos três jornalistas que, naquela noite de 15 de Dezembro de 1960, o aguardava no aeroporto da Portela.

Pela primeira vez longe de Moçambique, Eusébio, 18 anos, nunca imaginaria o que o esperava na capital portuguesa. Era a grande figura do Sporting Clube de Lourenço Marques e os jornais portugueses há muito relatavam as suas façanhas. «Rui Martins, um antigo colaborador de A BOLA e que chegou mesmo a ser seleccionador de Moçambique, fazia muitos apontamentos sobre o Eusébio e as notícias que chegavam davam conta de que podia vir para o Sporting. Nessa altura, em Portugal ninguém conhecia a sua figura mas o seu nome já era conhecido», relata Cruz dos Santos. «Estava lá eu, o Nuno Ferreira e o David Sequerra (Mundo Desportivo)», acrescenta. Do Benfica, o comité de recepção era liderado «pelo director Domingos Claudino e pelos funcionários da secretaria do Benfica, na Rua Jardim do Regedor, Albino Rato e Júlio Teixeira».

INFLUÊNCIA DE COLUNA
Do aeroporto, seguiram todos para «a secretaria» do clube. «Ficámos lá até tarde», é a memória de Cruz dos Santos que assinala. «Cheguei à noite, uma quinta-feira. Só li depois as notícias da minha chegada, em A BOLA e no Mundo Desportivo, já no Algarve», junta Eusébio que, de seguida, lembra os primeiros momentos em Portugal. «O senhor Coluna é que me aguentou. Só conhecia Lourenço Marques, nunca tinha saído, e de repente há toda aquela confusão à minha volta. Tinha passagem de ida e volta e queria ir-me embora. A minha mãe tinha dito aos dirigentes do Benfica que se o seu filho não se adaptasse, o dinheiro estava todo no Banco Nacional Ultramarino. Eram 250 contos. Foi então que o senhor Coluna falou com o Gastão Silva(n.d.r- antigo chefe do departamento de futebol do Benfica) e disse-lhe para me tirar daqui sem ninguém saber.»
RUMO A LAGOS
Foi o que aconteceu. Eusébio nem conheceu Lisboa. Seguiu quase de imediato para o Algarve. «Fui para o hotel da Meia-Praia, em Lagos, que era do engenheiro Anta, um grande benfiquista», é ainda a memória prodigiosa do Pantera Negra a recordar. «Fui com o Domingos Claudino. Cada um ficou no seu quarto», atira, desmentindo, assim, algumas estórias que se generalizaram sobre a sua pontual estada no Algarve. «Levantava-me de manhã cedo e ia fazer umas corridas e dar uns toques. Ninguém me conhecia, no hotel eram só estrangeiros.» Ficou por lá «uns quatro dias» para que tudo se resolvesse, antes de voltar a Lisboa e de um emocionado telefonema para Moçambique. «Liguei para a minha mãe e disse-lhe 'já pode beber um copo, uma cervejinha preta, porque já sou jogador do Benfica'. Depois, mandei-lhe 100 contos em dinheiro, um prémio do presidente Maurício Vieira de Brito. O senhor Coluna disse-me para não ser em cheque, era melhor ser em dinheiro, porque a minha mãe ia gostar de receber as notas novinhas de mil escudos, aquelas azulinhas», lembra.
PRIMEIRO ORDENADO
Eusébio era, finalmente, jogador do Benfica. A estreia oficial aconteceria, apenas, em Maio de 1961. «O meu primeiro ordenado foi de cinco contos, depois passou para seis. O senhor Coluna, o senhor José Águas e o senhor Costa Pereira ganhavam 4.500 escudos», ainda recorda.

Fonte: A Bola

publicado por Benfica 73 às 11:57

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

BENFICA 73
contador grátis
Dezembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





subscrever feeds
comentários recentes
Do You Need A Loan To Consolidate Your Debt At 1.0...
Here is a good news for those interested. There is...
Viva o BenficaSaudações de UMA TETRA
O apoio financeiro a indivíduosOlá,Você está preso...
Get a Loan Today At 3% Interest Rate, contact us a...
Boa tarde,Gostaríamos de dar a conhecer o novo sit...
Boa tarde,Será possivel obter o contato do adminis...
A nível de centrais, apesar dos 2 jovens da equipa...
Caro Benfica73, Rebocho é lateral esquerdo de raiz...
Eu aceitava nos seguintes termos, um milhão à cabe...
Esta gentinha que se governa do futebol, fala de m...
E qual é o valor da cláusula? Parece que o PC está...
Incrível como o site notíciasaominuto não sabe que...
Não terão começado já a tentar desestabilizar o Be...
Apesar de tudo e contra tudo e contra todos (ontem...
O Benfica tem uma estrutura psicológica muito fort...
ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃOVISTO NA NETE DEVE SER LIDO ...
OS PRÓPRIOS SPORTINGUISTAS LÚCIDOSE NÃO CARNEIROS ...
ACHO QUE MERECE JÁ UM POST, EM TODOS OS BLOGUES BE...
Com tal tirada sobre a falta de 'carácter', o padr...