Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

benfica73

Toda a informação sobre o Glorioso

benfica73

Toda a informação sobre o Glorioso

O dia em que Csernay inventou que Bento queria beber whisky

15.12.10, Benfica 73

- Qual foi a história mais incrível que viveu no mundo do futebol?
- Foi com Paul Csernay. Ele desconfiava dos jogadores internacionais e provocou muito alguns jogadores do Benfica. Quando o falecido Bento era de longe o melhor guarda-redes de Portugal, ele teve o desplante de dizer que o Bento queria era beber whisky. Disse-o em voz alta para toda a gente ouvir, foi chocante.

- De entre todas as palestras que ouviu, enquanto jogador, qual a que mais o marcou?
- Marcou-me uma. Há gente que fala muito e acerta muito pouco e um dia Sven Goran Erikson com meia dúzia de palavras disse tudo o que era preciso. Não foram mais de cinco minutos e foi antes de um jogo com o Sporting de Braga. O treinador deles era o Quinito e disse que vinha ao Estádio da Luz ganhar e que por isso trazia o melhor fato que tinha em casa. O Erikson chegou, deu a equipa que ia jogar e no fim só disse: ‘o treinador do SC Braga disse que vinha aqui ganhar. Boa tarde e respondam-lhe, Espicaçou-nos de tal forma que vencemos por sete!

- Ser jogador, primeiro, e treinador, depois, permitiu-lhe ter uma vida diferente do que imaginava? O que há de melhor em ser um homem do desporto?
- Ser futebolista não é fácil, mas tive essa sorte. Representei grandes equipas, como a Académica, o Benfica, o Leixões e fui um jogador de Selecção, o que me permitiu ter uma vida diferente de uma pessoa normal, não só em termos financeiros, mas em termos de conhecimentos. Quando acabei a carreira, tornou-se mais fácil ser treinador. Agora tenho a mesma dedicação e continuo a ser conhecido de toda a gente, o que traz vantagens.

Qual considera o seu momento mais alto enquanto jogador de futebol?
- Primeiro ser titular do Benfica, depois ser campeão Nacional. Finalmente, ser titular num campeonato da Europa e num Campeonato do Mundo na Selecção Nacional.

Qual foi o melhor jogador que defrontou? E qual foi, para si, o melhor de sempre? Pelé ou Maradona?
- O jogador mais difícil que defrontei foi o Lacatus, do Steaua de Bucareste. Maradona ou Pelé? Dois grandes talentos, mas vou pelo Pelé…

Fonte: A Bola