Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

benfica73

Toda a informação sobre o Glorioso

benfica73

Toda a informação sobre o Glorioso

Vitória abre caminho na Liga Europa

06.12.10, Benfica 73

O Benfica joga amanhã com o Schalke 04, na Luz, não só para garantir os pontos que lhe permitam terminar a fase de grupos da Liga dos Campeões no terceiro lugar que dá acesso aos 16-avos-de-final da Liga Europa, como também para assegurar ser um dos quatro melhores terceiros a "cair" na competição secundária da UEFA, o que lhe garantirá o estatuto de cabeça-de-série no sorteio.

Em desvantagem no confronto directo com o Hapoel de Telavive, os encarnados não podem correr o risco - não ganhando ao Schalke 04 - de ver os israelitas roubarem-lhes o terceiro lugar, caso vençam o Lyon. A conquista dos três pontos é assim fundamental pois afasta automaticamente o Hapoel das provas europeias (situação que um empate ou a derrota também permitirão se os israelitas não ganharem o seu jogo de amanhã). Com nove pontos, o Benfica quase de certeza que terá garantido um lugar entre os quatro melhores terceiros classificados da fase de grupos e, consequentemente, um lugar entre os cabeças-de-série do sorteio da Liga Europa.

Twente, Rangers e Ajax (ou Auxerre) são os terceiros classificados dos grupos da Champions que já não têm chances de chegar aos nove pontos, a marca que o Benfica irá atingir se vencer o Schalke. Logo, e caso não haja nenhuma enorme surpresa na última jornada, os encarnados irão disputar uma das quatro vagas de cabeças-de-série na Liga Europa com Rubin Kazan, Basileia, Spartak de Moscovo e Braga. Destas equipas, apenas o Braga poderá fazer mais pontos que o Benfica, pois já soma nove e joga em Donetsk. As outras três estão empatadas com os encarnados (com seis pontos) e todas jogam fora.

Ficar em terceiro do Grupo B com um empate na última jornada, completando sete pontos, também possibilitará ser cabeça-de-série. Mas, como é óbvio, as contas serão bem mais difíceis.

Conseguindo o tal triunfo e mais os 800 mil euros correspondentes, a verba a receber pelo clube lisboeta pela participação na Champions ascenderá a quase 11 milhões de euros, valor ainda aquém do esperado por Luís Filipe Vieira, que já se queixou de ver três milhões de euros a voar. Mas que já dá para pagar, por exemplo, a contratação de Roberto.

Alguns "tubarões" seriam evitados

A "qualificação" para a Liga Europa como um dos quatro melhores terceiros de grupo possibilitaria ao Benfica ser cabeça-de-série no sorteio dos 16-avos-de-final da prova, ou seja, possibilitaria evitar alguns "tubarões" como Liverpool, Estugarda, Zenit, CSKA de Moscovo e Bayer Leverkusen, clubes que já garantiram o primeiro lugar dos respectivos grupos com uma jornada por disputar. Assim o Benfica juntar-se-ia ainda aos outros dois grandes de Portugal, FC Porto e Sporting, que também já garantiram o estatuto de cabeça-de-série ao vencerem os seus grupos. Contudo, se eventualmente o Benfica falhar este objectivo, evita na mesma um confronto luso na próxima eliminatória por questões regulamentares.

Fonte: O Jogo

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.