Junho 02 2013
O dinheiro conta, claro. Mas não é tudo. O internacional sérvio garante que tinha outras propostas mas a escolha do Benfica deveu-se a uma questão mais pura: a qualidade do seu futebol. Quer esquecer o final da época 2012/13 e pensar já em 2013/14. Com um objetivo bem definido: «Quero ser campeão.»
- Estava no ArenA de Amesterdão quando viu o seu compatriota Ivanovic marcar um golo pelo Chelsea e destruir o sonho do Benfica em vencer a Liga Europa. O que sentiu naquele momento? 
- Um golo do meu colega de seleção... Senti uma enorme pena. Fiquei logo com medo porque foi um canto estúpido: o lateral-direito do Chelsea enviou a bola para longe, pensou-se que a bola iria para fora, mas Ramires chegou a tempo e chutou-a contra um jogador nosso. Logo ali disse a um amigo: ‘Não, outra vez não! É impossível!’. É incrível em sete dias perder dois jogos no último minuto. 
- O facto de ter visto aquele jogo na condição de futuro reforço do Benfica foi o suficiente para sentir alguma dor? 
- Nem sei o que senti porque foi um choque, nem acreditava. Tinha visto o jogo com o FC Porto, depois seguiu-se a final… Mas temos de encarar isto como parte do futebol e seguir em frente. 
- Teve a oportunidade de ver os adeptos em ação pela primeira vez. O que achou? 
- Eu estava na parte destinada aos adeptos do Benfica. Foi um momento triste porque vi muita gente a chorar. Mas fiquei a saber o que significa um troféu daqueles para os adeptos do Benfica. Quem sabe se não vencemos na próxima época… 
- Que consequências provocarão o final de época do Benfica? 
- Há que ver um lado bom: não vencemos o campeonato há três anos e, para mim, será um prazer jogar num clube que terá ainda mais vontade de ser campeão. Esta é a prioridade, acho, do Benfica para a próxima época: ganhar o campeonato. Escolhi ir para o Benfica porque quero ganhar, pois até agora joguei num clube com menos ambições, o Heerenveen. A pressão será maior, tudo será em grande, isso já eu sei, mas jogo futebol justamente por causa disso. Estou ansioso por começar. 
- Qual foi a primeira coisa que lhe veio à cabeça quando assinou pelo Benfica? 
- Entusiasmo. Eu tive de escolher entre várias propostas que me surgiram. 
- Foram muitas? 
- Sim. Partia para o meu último ano de contrato e o preço de mercado desceu. Estudámos o que tínhamos em mãos e decidimos pelo Benfica. 
- O que pesou na decisão? 
- Decidi-me pela equipa que melhor joga futebol, de princípio ao fim. Se tivesse de escolher entre o Chelsea ou Benfica escolhia sempre o Benfica pelo estilo do futebol que joga. Mesmo que o Chelsea seja um clube maior. Mas eu quero jogar esse futebol. 
- Que futuros colegas lhe levam a pensar: ‘com aqueles vou dar-me bem’? 
- A equipa toda! Desde o guarda-redes até ao avançado, todos jogam bom futebol, todos sabem o que fazer com a bola. Não posso apontar apenas um ou outro porque não tenho o conhecimento perfeito da equipa, mas pelos jogos que vi, percebo que todos os jogadores querem jogar futebol e isso é incrível. Quero fazer parte de uma equipa dessas. 
- Está preparado para substituir Aimar? 
- Estou preparado para grandes coisas, é o que sempre pensei quando comecei a carreira. Ser futebolista é tentar de subir de nível, de forma constante. Vou para um clube maior e sei que terei outras responsabilidades. Sei que serei o substituto de Aimar. Por um lado é uma grande pressão, por outro é um prazer. Mas o prazer de substituir uma lenda será maior que a pressão. 
- Assume-se como um clássico número 10? 
- Sim. É a posição onde melhor me sinto. Já joguei como segundo avançado ou descaído para uma das alas, mas sou um número 10. O facto de o Benfica ter a tradição de jogar com um número 10 foi outro dos fatores que me levaram a escolher o Benfica. Aimar vai-se embora, mas há Gaitán. Antes houve outros… 
- ... como Rui Costa. 
- Espero vir a ser como ele. Sou um 10 como ele foi, tenho características parecidas às de Rui Costa. Sei que ele já me elogiou e quero retribuir. Fiquei muito feliz por ele ter dito boas coisas sobre mim. 
- Matic é seu compatriota e amigo. O que ele lhe disse?
- Falei com ele antes de assinar pelo Benfica. Somos amigos, jogámos na mesma escola de futebol quando éramos miúdos, apesar de ele ser três anos mais velho que eu. Falei com ele algumas vezes, ele aconselhou-me e disse-me: ‘És um jogador com condições para jogar aqui, tens de vir’. Depois foi mais fácil dizer sim ao Benfica.
- Diz que o tipo de futebol praticado foi fundamental para a sua escolha. Mas alguma vez pensou no Benfica como um trampolim, tendo em conta o histórico do clube em vender jogadores para clubes de maior poder financeiro? 
- Não. Quando tomamos uma decisão pensamos em vários aspetos: futebolístico, o tipo de clube, o tipo de adeptos, a questão financeira, obviamente, e a vida do país e da cidade. Portugal é um ótimo país para viver e tudo isso contribuiu. Foi, por isso, fácil chegar a acordo. 
- Acha que vai demorar a adaptar-se? 
- Não quero esperar, pretendo adaptar-me o mais rapidamente possível e entrar de imediato na dinâmica da equipa. 
- A final da Liga dos Campeões da próxima época é no Estádio da Luz. Imagina-se lá? 
- Podemos sempre sonhar, os adeptos também. Mas o Benfica não vence campeonato há três anos e ganhar essa competição será o principal objetivo. Mas é claro que gostaria de jogar uma final pelo meu novo clube, especialmente na Luz. 
- Já traçou algum objetivo pessoal? O que será, para si, um bom começo? 
- Não gosto de falar sobre os meus objetivos pessoais, quero adaptar-me o mais rápido possível e depois veremos como corre. O que mais desejo é vencer títulos no final da época.
Fonte: A Bola
publicado por Benfica 73 às 12:04

BENFICA 73
Junho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9





comentários recentes
Viva o BenficaSaudações de UMA TETRA
O apoio financeiro a indivíduosOlá,Você está preso...
Get a Loan Today At 3% Interest Rate, contact us a...
Boa tarde,Gostaríamos de dar a conhecer o novo sit...
Boa tarde,Será possivel obter o contato do adminis...
A nível de centrais, apesar dos 2 jovens da equipa...
Caro Benfica73, Rebocho é lateral esquerdo de raiz...
Eu aceitava nos seguintes termos, um milhão à cabe...
Esta gentinha que se governa do futebol, fala de m...
E qual é o valor da cláusula? Parece que o PC está...
Incrível como o site notíciasaominuto não sabe que...
Não terão começado já a tentar desestabilizar o Be...
Apesar de tudo e contra tudo e contra todos (ontem...
O Benfica tem uma estrutura psicológica muito fort...
ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃOVISTO NA NETE DEVE SER LIDO ...
OS PRÓPRIOS SPORTINGUISTAS LÚCIDOSE NÃO CARNEIROS ...
ACHO QUE MERECE JÁ UM POST, EM TODOS OS BLOGUES BE...
Com tal tirada sobre a falta de 'carácter', o padr...
Tanto quanto narra a história a Cinderela saiu ven...
Fosse eu a tratar deste assunto e se este está a d...