Fevereiro 07 2013
A Comissão de Instrução e Inquéritos (CII) da Liga arquivou esta quinta-feira os processos disciplinares instaurados a Benfica, Sporting B e Marítimo B pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, por utilização irregular de jogadores.

De acordo com o despacho de arquivamento, a CII da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) concluiu que "inexiste o ilícito disciplinar" quanto à utilização de Salvio, Ola John, Lima, Pablo Aimar e Jardel no jogo frente ao Estoril (vitória por 3-1), da 13.ª jornada da I Liga em 06 de janeiro de 2013, às 20H15, e na receção à Académica (triunfo por 3-2), para a Taça da Liga, em 9 de janeiro de 2013, às 19H45.


"No caso em apreço, os dois jogos em que intervieram jogadores do Benfica, sem que tivessem decorrido 72 horas entre o fim do primeiro e o início do segundo, são jogos disputados, em ambos os casos, pela equipa principal", refere a CII, justificando a não aplicação do anexo ao Regulamento de Competições da LPFP relativo às equipas B.


Na sua fundamentação, a CII esclarece que esta regulamentação "pretende evitar uma rotação, ao sabor da conveniência do momento desportivo, entre jogadores da equipa principal e da equipa B, protegendo-se a verdade desportiva e também o 'fair-play' com os demais contendores. De forma simplificada, pode afirmar-se que esta proibição existe para evitar que as equipas B funcionem como 'fachada' para uma atuação duplicada da equipa principal ou como uma sua reserva de plantel".


A CII decidiu também arquivar os processos instaurados ao Sporting B e ao Marítimo B, uma vez que a proibição de utilizar jogadores num prazo inferior a 72 horas se refere apenas aos jogos disputados pelas equipas B em competições organizadas pela LPFP e, em qualquer dos casos, um dos encontros integrantes nas denúncias estava integrado na Taça de Portugal, que é organizada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).


Em causa estava a utilização do colombiano Santiago Arias na terceira eliminatória da Taça de Portugal, que terminou com a derrota do Sporting no terreno do Moreirense (3-2, após prolongamento), em 21 de outubro de 2012, às 20H15, e na visita do Sporting B ao Santa Clara, que os "verde e brancos" venceram por 2-0, em 24 de outubro, a partir das 20 horas.


E, no caso do Marítimo B, a denúncia visava uma alegada irregularidade de Gonçalo Abreu por ter alinhado no encontro com a Oliveirense, da terceira eliminatória da Taça, que os insulares venceram por 2-1, após prolongamento, disputado em 21 de outubro de 2012, às 16 horas, e na deslocação do Marítimo B ao recinto do Trofense, que os "verde rubros" ganharam por 1-0, em 24 de outubro de 2012, também às 16 horas.


Na quarta-feira, o Conselho de Disciplina (CD) da FPF remeteu para a CII da LPFP estas denúncias sobre a alegada utilização irregular de jogadores por Benfica, Sporting B e Marítimo B, sob a forma de processo disciplinar.


Entretanto, o Benfica considerou "bizarra" a decisão de o CD da FPF ter remetido uma denúncia anónima para a CII da LPFP.

"Situação bizarra esta, uma vez que a Conselho de Disciplina da FPF viola com esta atuação os regulamentos que deveria cuidar de fazer respeitar. Denúncias anónimas e sem fundamento devem ter um único tratamento por parte deste órgão disciplinar: lixo", referiu o clube, no mesmo comunicado.


De acordo com o número cinco do Artigo 226.º do Regulamento Disciplinar da LPFP, "as participações anónimas ou que não digam respeito a factos concretos, ainda que indicados com pouco rigor ou determinabilidade, serão imediatamente arquivadas sem dar lugar à instauração de processo disciplinar, salvo se, em si mesmas, constituírem o objeto de uma infração disciplinar".

Fonte: Record

publicado por Benfica 73 às 17:45

BENFICA 73
contador grátis
Fevereiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9


21
22
23

24


comentários recentes
Do You Need A Loan To Consolidate Your Debt At 1.0...
Here is a good news for those interested. There is...
Viva o BenficaSaudações de UMA TETRA
O apoio financeiro a indivíduosOlá,Você está preso...
Get a Loan Today At 3% Interest Rate, contact us a...
Boa tarde,Gostaríamos de dar a conhecer o novo sit...
Boa tarde,Será possivel obter o contato do adminis...
A nível de centrais, apesar dos 2 jovens da equipa...
Caro Benfica73, Rebocho é lateral esquerdo de raiz...
Eu aceitava nos seguintes termos, um milhão à cabe...
Esta gentinha que se governa do futebol, fala de m...
E qual é o valor da cláusula? Parece que o PC está...
Incrível como o site notíciasaominuto não sabe que...
Não terão começado já a tentar desestabilizar o Be...
Apesar de tudo e contra tudo e contra todos (ontem...
O Benfica tem uma estrutura psicológica muito fort...
ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃOVISTO NA NETE DEVE SER LIDO ...
OS PRÓPRIOS SPORTINGUISTAS LÚCIDOSE NÃO CARNEIROS ...
ACHO QUE MERECE JÁ UM POST, EM TODOS OS BLOGUES BE...
Com tal tirada sobre a falta de 'carácter', o padr...