Setembro 22 2010

O Benfica é a equipa que mais cartões acumulou nas cinco primeiras jornadas da Liga. O currículo do campeão nacional contempla já 27 “cartolinas”, uma delas vermelha. Essa marca é ainda mais impressionante se se partir do pressuposto que a formação da Luz se encontra mais talhada para construir do que para destruir.

O atípico arranque de temporada do emblema da Luz não se reflete somente no lugar cinzentão (oitavo) que ocupa na pauta classificativa. Invulgar constitui, igualmente, o comando na categoria das equipas mais indisciplinadas da Liga. Uma liderança extremamente confortável, diga-se de passagem, pois o mais direto perseguidor, o Marítimo (equipa que vai defrontar na noite de sábado), soma menos nove cartões.

A conta é fácil de fazer. O Benfica é admoestado uma média de 5,4 vezes por encontro, algo que tem de ser discutido urgentemente no seio do balneário, pois Jorge Jesus não pode dar-se ao luxo de perder uma mão- cheia de jogadores, devido a acumulação de cartões, muito antes da segunda volta da Liga. A tarefa do treinador dos encarnados passa por refrear os ânimos dos pupilos de forma a estancar esta avalancha de cartões, a qual pode estar a ser originada por vários fatores.

A radiografia desta febre amarela não deixa margem para dúvidas. Qualquer das cinco rondas provocou um autêntico rombo disciplinar no plantel. Referente à jornada inaugural, a receção à Académica saldou-se por uma derrota (1-2) e cinco cartões amarelos; a visita à Choupana redundou em novo desaire (2-1) apimentado por sete amarelos; obtido diante do V. Setúbal, o primeiro êxito (3-0) no campeonato teve pelo meio a amostragem de um amarelo e um vermelho; a queda (2-1) em Guimarães ficou marcada por outro pico em termos de cartões, nada mais nada menos do que sete amarelos; a vitória (2-0) no dérbi não fugiu à regra, sendo temperada com seis amarelos.

E o que pode estar a provocar tamanha onda de cartões? O natural menor índice físico da equipa neste arranque de época pode ser uma justificação. Quando não se consegue manter uma bitola elevada durante os 90 minutos é natural que se recorra à falta no sentido de travar os adversários. Isso permite antever um decréscimo de cartões à medida que o nível físico for aumentando.

Outra razão plausível prende-se com a resposta dos jogadores às decisões dos árbitros. Quando se protesta com veemência o mais natural é acabar-se admoestado (além disso... nunca se consegue alterar a decisão), algo que parece não ter ainda entrado na cabeça de alguns elementos do plantel, sendo aí que pode tornar-se importantíssima a intervenção de Jorge Jesus ou até mesmo de Rui Costa. Uma coisa é certa, este excesso de impulsividade necessita urgentemente de ser controlado internamente, pois a avalancha de cartões é um fator que pode fazer desequilibrar ainda mais a balança para o lado do FC Porto, que possui um “cadastro” bem mais limpo.

Fonte: Record

publicado por Benfica 73 às 11:20

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

BENFICA 73
Setembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





subscrever feeds
comentários recentes
Do You Need A Loan To Consolidate Your Debt At 1.0...
Here is a good news for those interested. There is...
Viva o BenficaSaudações de UMA TETRA
O apoio financeiro a indivíduosOlá,Você está preso...
Get a Loan Today At 3% Interest Rate, contact us a...
Boa tarde,Gostaríamos de dar a conhecer o novo sit...
Boa tarde,Será possivel obter o contato do adminis...
A nível de centrais, apesar dos 2 jovens da equipa...
Caro Benfica73, Rebocho é lateral esquerdo de raiz...
Eu aceitava nos seguintes termos, um milhão à cabe...
Esta gentinha que se governa do futebol, fala de m...
E qual é o valor da cláusula? Parece que o PC está...
Incrível como o site notíciasaominuto não sabe que...
Não terão começado já a tentar desestabilizar o Be...
Apesar de tudo e contra tudo e contra todos (ontem...
O Benfica tem uma estrutura psicológica muito fort...
ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃOVISTO NA NETE DEVE SER LIDO ...
OS PRÓPRIOS SPORTINGUISTAS LÚCIDOSE NÃO CARNEIROS ...
ACHO QUE MERECE JÁ UM POST, EM TODOS OS BLOGUES BE...
Com tal tirada sobre a falta de 'carácter', o padr...