Setembro 21 2010

O dérbi não significou apenas a conquista dos 3 pontos e a consequente ascensão na tabela classificativa. Teve igualmente o condão de fortalecer a denominada ala esquerda conservadora da equipa da Luz, composta por César Peixoto (recuado) e Fábio Coentrão (adiantado).

Jorge Jesus surpreendeu anteontem ao conceder a titularidade a César Peixoto, de 30 anos, sacrificando Nico Gaitán. O imprevisto não se prendeu unicamente com a composição do flanco esquerdo, mas também com o facto de o treinador dos encarnados ter decidido adiantar o “miúdo” das Caxinas, de 22 anos, que anteontem assumiu o papel que na época transata estava destinado a Di María.

A dupla assinou uma boa exibição, constituindo um dos alicerces do êxito sobre o Sporting. Após a partida, Jorge Jesus, de 56 anos, enfatizou o quão agradado ficara com esta sociedade, mas aproveitou a embalagem para explicar que nem sempre iria apostar neste duo em simultâneo.

A razão é simples, esta ala esquerda conservadora será utilizada nos embates mais nivelados, ou seja, naqueles em que o adversário apresente mais e melhores argumentos a nível ofensivo.

E o que fica a ganhar o Benfica com estes dois jogadores em campo? Experiência (Peixoto apresenta 138 jogos na Liga, enquanto Gaitán soma apenas 3), rigor tático (o ex-FC Porto é um jogador essencialmente posicional, ao contrário do argentino de 22 anos) e poder de choque (César aguenta mais a “pancada” que Nico). Por outro lado, o adiantamento de Coentrão no terreno não retira ao conjunto a capacidade de explosão no último terço. Pelo contrário, o português transmite até mais acutilância que o sul-americano. Perde-se é um dos melhores laterais da Europa...

A ala esquerda radical é aquela que, certamente, mais agrada ao adepto comum, sempre sedento de goleadas e que só se apercebe da necessidade de resguardar a defesa quando... a equipa sofre um golo.

Este xadrez (re)coloca Coentrão no lado esquerdo da defesa, tendo sido, aliás, nessa posição que assegurou a presença no Mundial da África do Sul. Jorge Jesus chegou até a prognosticar, na época transata, que o esquerdino de Vila do Conde se iria tornar, a médio prazo, no melhor lateral-esquerdo do Mundo.

Nesta versão Fábio perde, obviamente, alguma liberdade ofensiva, dado que o companheiro que com ele preenche o flanco, Nico, não está muito talhado para missões iminentemente defensivas. E o que fica a ganhar o conjunto com a utilização da esquerda radical? Repentismo, velocidade e criatividade. A imprevisibilidade que lhe é conferida pela dupla Coentrão/Gaitán não é de todo desprezível quando se sabe perfeitamente que qualquer adversário tem a tendência para atuar bem “fechadinho” quando lhe surge pela frente o campeão nacional.

Fonte: Record

publicado por Benfica 73 às 17:59

BENFICA 73
contador grátis
Setembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





comentários recentes
Do You Need A Loan To Consolidate Your Debt At 1.0...
Here is a good news for those interested. There is...
Viva o BenficaSaudações de UMA TETRA
O apoio financeiro a indivíduosOlá,Você está preso...
Get a Loan Today At 3% Interest Rate, contact us a...
Boa tarde,Gostaríamos de dar a conhecer o novo sit...
Boa tarde,Será possivel obter o contato do adminis...
A nível de centrais, apesar dos 2 jovens da equipa...
Caro Benfica73, Rebocho é lateral esquerdo de raiz...
Eu aceitava nos seguintes termos, um milhão à cabe...
Esta gentinha que se governa do futebol, fala de m...
E qual é o valor da cláusula? Parece que o PC está...
Incrível como o site notíciasaominuto não sabe que...
Não terão começado já a tentar desestabilizar o Be...
Apesar de tudo e contra tudo e contra todos (ontem...
O Benfica tem uma estrutura psicológica muito fort...
ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃOVISTO NA NETE DEVE SER LIDO ...
OS PRÓPRIOS SPORTINGUISTAS LÚCIDOSE NÃO CARNEIROS ...
ACHO QUE MERECE JÁ UM POST, EM TODOS OS BLOGUES BE...
Com tal tirada sobre a falta de 'carácter', o padr...