Agosto 13 2012

No princípio da semana, os jogadores da selecção olímpica de futebol da Coreia do Sul receberam uma promessa oficial do Estado: uma vitória sobre o Brasil nas meias-finais do torneio e ficavam todos livres da tropa.
O jogo foi anteontem. Como seria de esperar, não tardará muito e os futebolistas sul-coreanos lá estarão garbosamente fardados a patrulhar a linha de fronteira com a Coreia do Norte. Ossos do ofício.
Quanto ao Brasil embala agora para aquela que será a sua primeira vitória olímpica na modalidade do futebol. Outra coisa não será de esperar. E já muito tardou, não é?
Para o Brasil este torneio olímpico de futebol muito nos faz lembrar o que a Taça da Liga tem sido nestes últimos quatro anos para o Benfica: um relativo passeio. E como uma olimpíada são quatro anos, está mais do que justificada a analogia.
Aconteceu que os concorrentes directos do Brasil ao ouro do futebol em Londres foram caindo como paspalhos pelo caminho e até a Grã-Bretanha, que jogava em casa e era uma favorita, caiu na eliminatória com os sul-coreanos poupando-se assim ao trabalho de ter de defrontar o super-poderoso Brasil na meia-final do torneio.
- Desta já estamos livres! – disse, com certeza muito aliviado, o presidente do Comité Olímpico lá do sítio.
O Brasil espera, assim, festejar o seu primeiro título olímpico muito brevemente. Vai ser uma festa, merecida. Para o presidente do FC Porto e para os portistas em geral o sucesso da selecção brasileira nos Jogos de Londres é também importante, importantíssimo do ponto de vista da comunicação, que é como se chama agora quando as pessoas falam.
Já faltam poucos dias para o grande evento terminar e, como todos sabemos, os nossos atletas têm tido uma vida difícil em Londres. Excepção feita aos nossos canoístas Pimenta e Silva que, quando já ninguém acreditava, arrancaram o segundo lugar na final de K2 1000 metros mais as respectivas medalhas de prata. O país, já de si deprimido, vinha a encolher-se ainda mais com a ausência de galarim, hino e medalhas, como se estas coisas não estivessem todas ligadas. Como se o que custa fabricar um campeão olímpico não valesse uma fortuna.
Até ao brilharete dos nossos canoístas em Londres tudo levava a crer que as únicas medalhas que viriam de avião para Portugal viriam apenas por empréstimo, viajando nas bagageiras de Hulk, Danilo e Alex Sandro, os três jogadores do FC Porto em missão olímpica ao serviço do “escrete”.
“Que tragam uma medalha para o FC Porto”, foram os votos do presidente do FC Porto, recentemente expressos em declarações ao “Jogo”. Compreende-se pelas mais diversas razões. Desde a valorização da mercadoria (e são logo três “activos”) à valorização, ainda que substancialmente abusiva, do próprio clube e à propaganda da tradição de resultados de excepção num país onde a regra é a medianidade.
O feito não deixará de ser devidamente incensado. Os portugueses, do Minho e ao Algarve e ilhas adjacentes, só conseguiram desenrascar duas medalhas na canoa mas lá a Norte, numa pequena aldeia de irredutíveis patriotas festejou-se bravamente a conquista de nem uma, nem duas mas sim de três medalhas. 
Portugal, 2-FC Porto, 3, é este o resultado do jogo olímpico até ao momento. Assim cantará o bardo enquanto se assam dois javalis no famosíssimo olival financiado a 84,4% por dinheiros do Estado.
Não deixará de constituir uma grande falta de respeito pelos nossos atletas olímpicos que fizeram todos o melhor que puderam tendo em conta que não recebem do Estado as mordomias e incentivos com que outros têm sido bafejados ao longo dos anos. Sorte de uns, azar de outros. 
Enfim, é desporto ao mais alto nível.

 


O site “Negócios - on line” avançou com uma notícia não mais do que curiosa. Esta: 
“A PortoGaia, fundação criada em 1999 para construir e gerir o centro de estágio do Futebol Clube do Porto, é uma das que pode ser extinta por ter tido uma das piores avaliações no censo efectuado pelo Governo: 84,4% das suas receitas provêm de dinheiros públicos. Entre 2008 e 2010, a fundação recebeu 4,234 milhões de euros em apoios financeiros públicos.”
A notícia veio a lume na sexta-feira.
No domingo, o centro de estágio do FC Porto foi palco da festa e da cerimónia do 10.º aniversário da inauguração do dito complexo desportivo e contou com a presença dos dois presidentes, o do FC Porto e o da Câmara Municipal de Gaia.
Houve discursos. O presidente do FC Porto definiu a ligação do clube com a autarquia como “uma parceria de sucesso”. Por seu lado, o presidente da Câmara Municipal de Gaia optou por uma metáfora de índole conjugal e chamou-lhe “um casamento perfeito”.
O presidente do FC Porto também se referiu com palavras de elogio à qualidade dos jogadores de futebol da equipa B do clube.
Sobre a notícia da antevéspera, veiculada pelo “Negócios” nem uma palavra nem do presidente nem do edil. Provavelmente porque ninguém lhes perguntou nada sobre o momentoso assunto. Se calhar nem havia jornalistas presentes. Era apenas uma festa. E festa é festa.

 


Está mesmo a chegar a época oficial de 2012/2013 e ninguém pode garantir, entre os adeptos dos três grandes, que as suas equipas estão feitas e fechadas ou que ainda vai haver grandes surpresas, entre saídas e entradas, até ao final deste mês de Agosto quando fechar o mercado de Verão.
No Benfica continua a saga do defesa-esquerdo e a novela de Witsel, no Sporting continua Adrien a fazer a vida negra aos seus patrões e no FC Porto continua Álvaro Pereira a demorar muito mais a sair do que os 4 minutos que demorou a decidir entrar pela porta do Dragão. Os presidentes dos três grandes têm sido muito cautelosos nas suas declarações públicas sobre o mercado.
O menos cauteloso de todos, até ao momento, tem sido Pinto da Costa:
“O plantel está completo. Entradas não prevejo nenhumas e, pela realidade, nada nos faz prever que alguém saia. Parece que já saiu meia-equipa, a aldrabice não paga IVA…”, disse o presidente do FC Porto, afirmando assim, de uma assentada, duas verdades universais:
O plantel está fechado, uma.
A aldrabice não paga IVA, duas.
De qualquer forma e com todo o respeito, acredito menos na primeira verdade universal e mais na segunda verdade universal.

 


Verdade, verdadinha é que o chileno Matías Fernández já saiu do Sporting e já está na Fiorentina. Foi à sua vida como outros irão. No sábado teve o seu primeiro frente-a-frente com a imprensa italiana. Perguntaram-lhe logo quem era o seu ídolo, o seu modelo de jogador. Respondeu sem hesitar: “Maradona e Aimar, do Benfica”.
Matías Fernández não pensa, certamente, voltar a jogar um dia no Sporting. E fique ciente que no FC Porto também passou a ter as portas fechadas. Não lhe bastava dizer “Aimar” como ainda tinha de acrescentar “do Benfica” para que não restassem dúvidas.
Exagero? Não, nem pensar.
O reforço colombiano do FC Porto, Jackson Martínez, acabadinho de aterrar no nosso país contou numa entrevista ao “Jogo” como foi recebido no aeroporto: “Quando cheguei deram-me as boas vindas e depois falaram-me logo da rivalidade com o Benfica. Era Benfica, Benfica, Benfica…”
Exagero? Sim. Com IVA ou sem IVA? Vá lá saber-se…

Autor: Leonor Pinhão

Fonte: A Bola

publicado por Benfica 73 às 00:04

BENFICA 73
contador grátis
Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





comentários recentes
Do You Need A Loan To Consolidate Your Debt At 1.0...
Here is a good news for those interested. There is...
Viva o BenficaSaudações de UMA TETRA
O apoio financeiro a indivíduosOlá,Você está preso...
Get a Loan Today At 3% Interest Rate, contact us a...
Boa tarde,Gostaríamos de dar a conhecer o novo sit...
Boa tarde,Será possivel obter o contato do adminis...
A nível de centrais, apesar dos 2 jovens da equipa...
Caro Benfica73, Rebocho é lateral esquerdo de raiz...
Eu aceitava nos seguintes termos, um milhão à cabe...
Esta gentinha que se governa do futebol, fala de m...
E qual é o valor da cláusula? Parece que o PC está...
Incrível como o site notíciasaominuto não sabe que...
Não terão começado já a tentar desestabilizar o Be...
Apesar de tudo e contra tudo e contra todos (ontem...
O Benfica tem uma estrutura psicológica muito fort...
ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃOVISTO NA NETE DEVE SER LIDO ...
OS PRÓPRIOS SPORTINGUISTAS LÚCIDOSE NÃO CARNEIROS ...
ACHO QUE MERECE JÁ UM POST, EM TODOS OS BLOGUES BE...
Com tal tirada sobre a falta de 'carácter', o padr...