Julho 02 2012
Histórico! Inolvidável! Uma lenda! A Espanha, irresistível, sagrou-se, este domingo, em Kiev, bicampeã europeia. Nunca antes uma seleção o conseguira, nunca antes uma seleção conquistara três títulos consecutivamente. La Roja conseguiu-o. Em 2008, em 2010, em 2012. 

A goleada à Itália sela de forma exemplar as façanhas de uma geração dourada. Resultado exagerado? Não, antes justíssimo. A Espanha teve mais posse de bola — 57 por cento, contra 43 da Itália —, mais remates — 14 contra 11 —, mais passes bem sucedidos — 88 por cento contra 83 —, e depois, bom, depois foi exemplar na construção dos golos, arquitetados por Fàbregas, Xavi, duas vezes, e Fernando Torres e assinados por David Silva, Jordi Alba, El Niño e Juan Mata. 

Cedo se percebeu que La Roja queria conquistar o título. Apesar de se ter visto um pouco mais de Itália nos primeiros minutos, a equipa de Del Bosque depressa assentou o seu jogo clínico. Os italianos só de bola parada chegavam com perigo à baliza de Casillas. Mas pecou, e muito, a equipa de Cesare Prandelli na defesa, onde acumulou erros o que, perante uma equipa como a Espanha, é fatal. E de Pirlo, o cérebro da equipa, apenas se viram ontem fogachos. 
Quando Fàbregas deixou Chiellini para trás e colocou a bola na cabeça de David Silva o destino do jogo estava traçado. O golo de Jordi Alba, num grande lance de futebol, foi uma espécie de machadada final na... final. 

Quis a Itália, no reinício do jogo, dar um ar da sua graça, com Di Natale, que entrara para o lugar de Cassano — um par de remates perigosos na primera parte — a ameaçar a baliza do gigante Casillas — entra para a história do futebol espanhol como o primeiro jogador a atingir uma centena de triunfos com a camisola da seleção espanhola e estabeleceu um novo recorde de tempo sem sofrer golos em fases finais, com 510 minutos. Se tivesse marcado ali quiçá a Itália poderia fazer o que apenas a Alemanha tinha conseguido: recuperar de uma desvantagem de dois golos — aconteceu em 1976, na final de Belgrado ante a Checoslováquia. Mas o futebol não é um jogo de ses, a bola não entrou e só muito dificilmente o título fugiria a Espanha. 
A Azzurra não teve depois a fortuna a seu favor. Motta, com uma lesão muscular, viu-se obrigado a deixar o jogo aos 61 minutos, apenas cinco depois de ter entrado para o lugar de Montolivo. Prandelli já tinha gasto as três trocas — a primeira ainda na primeira parte quando se viu obrigado a subtrair ao jogo o lesionado Chiellini — e a Itália ficou a jogar com dez. A partir daí a Espanha passou a jogar a seu bel prazer, sentiu-se que não teria dificuldades para ampliar a vantagem. E foi o que aconteceu. Primeiro por Torres, depois por Mata. 
E assim, a Espanha de Del Bosque, que se juntou a Helmut Schon como treinador que conquistou um Mundial e um Europeu — em 2008, fora Aragonés a conduzir La Roja ao título —, somou o seu terceiro Campeonato da Europa (1964, 2008 e 2012), igualando a Alemanha (1972, 1980 e 1996).
Em Kiev, escreveu-se história. A seleção de Espanha ascendeu à categoria de lenda. Justamente. A Itália caiu de pé.
Uma palavra para a equipa dirigida por Pedro Proença. Exemplar. Provou ter sido acertadíssima e justa a nomeação para esta final. A Espanha saiu em grande, Portugal também. 
Fonte: A Bola
publicado por Benfica 73 às 17:23

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

BENFICA 73
contador grátis
Julho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9





subscrever feeds
comentários recentes
Do You Need A Loan To Consolidate Your Debt At 1.0...
Here is a good news for those interested. There is...
Viva o BenficaSaudações de UMA TETRA
O apoio financeiro a indivíduosOlá,Você está preso...
Get a Loan Today At 3% Interest Rate, contact us a...
Boa tarde,Gostaríamos de dar a conhecer o novo sit...
Boa tarde,Será possivel obter o contato do adminis...
A nível de centrais, apesar dos 2 jovens da equipa...
Caro Benfica73, Rebocho é lateral esquerdo de raiz...
Eu aceitava nos seguintes termos, um milhão à cabe...
Esta gentinha que se governa do futebol, fala de m...
E qual é o valor da cláusula? Parece que o PC está...
Incrível como o site notíciasaominuto não sabe que...
Não terão começado já a tentar desestabilizar o Be...
Apesar de tudo e contra tudo e contra todos (ontem...
O Benfica tem uma estrutura psicológica muito fort...
ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃOVISTO NA NETE DEVE SER LIDO ...
OS PRÓPRIOS SPORTINGUISTAS LÚCIDOSE NÃO CARNEIROS ...
ACHO QUE MERECE JÁ UM POST, EM TODOS OS BLOGUES BE...
Com tal tirada sobre a falta de 'carácter', o padr...