Agosto 29 2010

”Sei bem por que despedem treinadores: porque perdem. Só não percebo porque os contratam. É um mistério tão grande como o da Coca-Cola”. Juan Manuel Lillo, treinador do Almería, é um colecionador de pérolas deste género e uma das figuras mais fascinantes do futebol espanhol. Vive num estilo desalinhado, nunca passou por clubes de topo, mas há quem garanta que é apenas uma questão de tempo. O mistério que Lillo compara à Coca-Cola é uma realidade que não distingue competência. Ainda há pouco mais de um ano o Benfica despediu aquele que é hoje um dos treinadores da moda – Quique Sánchez Flores.

Nunca se percebeu muito bem durante a sua passagem por Portugal se Quique era ou não o tal “mestre” que tinha deixado tão boa impressão no Valencia. Anunciava-se a chegada de um metodólogo de fina qualidade, que viria implementar na Luz processos de treino vanguardistas e enquadrar as águias, a este nível, na primeira divisão europeia. Era essa a grande promessa e, ainda por cima, vivia-se o tempo do revolucionário LORD – Laboratório de Otimização do Rendimento Desportivo, à medida de estudiosos e apreciadores de uma linha mais científica. O desenho parecia compor-se na perfeição para aquele treinador simpático e afável, que adorava falar de futebol na altura em que ainda existiam conferências de imprensa no Seixal.

O Benfica de Quique prometeu muito, mas na verdade nunca chegou a ser brilhante. Pelo contrário, era mais enfadonho do que entusiasmante. Ainda foram semeadas ideias interessantes e os adeptos mais atentos lembram com facilidade a semana em que os encarnados derrotaram, no espaço de cinco dias, Nápoles e Sporting, ambos pelo mesmo resultado (2-0). À distância dá para recordar que o modelo de jogo pretendido pelo espanhol estava acima de tudo. Primeiro o molde, depois o resto. Miguel Vítor fazia dupla com Sidnei; Jorge Ribeiro era o titular no lado esquerdo da defesa, Yebda mandava no centro e Nuno Gomes marcava golos. Parece que foi há uma eternidade, mas não: foi no final de 2008.

Faltou paciência na Luz para um treinador que talvez merecesse mais tempo e outras oportunidades, mesmo considerando que cometeu erros de avaliação e se precipitou nalgumas decisões que resultaram em verdadeiros desastres (Balboa é um exemplo). Pior do que tudo: demorou uma eternidade a entender que o futebol português é como é e não como nós gostaríamos que fosse. É possível criticar Quique por ter deixado Cardozo no banco ou posto Aimar a jogar longe da sua posição natural. É possível criticar a ausência de um plano B para o futebol dos encarnados, razão porque o Benfica jogava da mesma forma contra todos os adversários, fossem eles o poderoso FC Porto ou o modesto Trofense. É possível pegarmos por onde quisermos.

O problema para a coleção de inimigos que deixou em Portugal é que Quique Flores está hoje entre aqueles cujo valor não se discute, depois de ter pegado nos cacos do Atlético Madrid para fazer o que parecia impossível: vitória na Liga Europa, finalista da Taça do Rei e vencedor da Supertaça Europeia, com uma lição tática ao Inter que durou do primeiro ao último minuto. O futebol tem destas coisas, felizmente.

Autor: Nuno Farinha

Fonte: Record

publicado por Benfica 73 às 22:33

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

BENFICA 73
Agosto 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9





subscrever feeds
comentários recentes
Do You Need A Loan To Consolidate Your Debt At 1.0...
Here is a good news for those interested. There is...
Viva o BenficaSaudações de UMA TETRA
O apoio financeiro a indivíduosOlá,Você está preso...
Get a Loan Today At 3% Interest Rate, contact us a...
Boa tarde,Gostaríamos de dar a conhecer o novo sit...
Boa tarde,Será possivel obter o contato do adminis...
A nível de centrais, apesar dos 2 jovens da equipa...
Caro Benfica73, Rebocho é lateral esquerdo de raiz...
Eu aceitava nos seguintes termos, um milhão à cabe...
Esta gentinha que se governa do futebol, fala de m...
E qual é o valor da cláusula? Parece que o PC está...
Incrível como o site notíciasaominuto não sabe que...
Não terão começado já a tentar desestabilizar o Be...
Apesar de tudo e contra tudo e contra todos (ontem...
O Benfica tem uma estrutura psicológica muito fort...
ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃOVISTO NA NETE DEVE SER LIDO ...
OS PRÓPRIOS SPORTINGUISTAS LÚCIDOSE NÃO CARNEIROS ...
ACHO QUE MERECE JÁ UM POST, EM TODOS OS BLOGUES BE...
Com tal tirada sobre a falta de 'carácter', o padr...