Setembro 02 2009

 

 

Há 16 anos que o Benfica não marcava oito golos num jogo do campeonato nacional. Nem o Benfica, nem nenhuma outra equipa. Ontem, Jorge Jesus repetiu a proeza alcançada pelos encarnados (8-0 ao Famalicão) na já distante época de 1993 / 94 ( a dos 3-6 em Alvalade com Toni no banco, a ultima temporada de Rui Costa na Luz antes de rumar a Florença ) e conseguiu o feito de colocar a nação benfiquista em absoluto êxtase, tal a qualidadeda exibição produzida. O Benfica de ontem teve tudo : à arte juntou eficácia; à velocidade juntou discernimento ; à disciplina táctica juntou espaço para a iniciativa individual ; aos lances de bola parada juntou trabalho e viu-se recompensado com golos.

O Vitória de Setúbal ainda tentou estacionar o autocarro à frente de Mário Felgueiras, num 5x4x1 que pretendia evitar males maiores. Porém, os sadinos foram pura e simplesmente varridos por um furacão de grau 8, cruzamentos, remates, dribles e sprints que arrasaram o Vitória Setubalense. A primeira parte chegou a ser asfixiante para os pupilos de Carlos Azenha e se atentarmos no facto de o Benfica apenas ter feito a segunda falta aos 41 minutos quando os sadinos já tinham cometido 11, percebemos o massacre que ocorria dentro das quatro linhas.

Aos 37 minutos, quando o Benfica chegou aos 5-0 ( como fizera, até ao intervalo, contra o Sporting em 1978 / 79 e contra o Marítimo em 1985 / 86 ), já o Vitória estava tolhido com quatro cartões amarelos ( um dos quais, a Keita, até podia ter tido outra cor...) e atónico com os 62 por cento de posse de bola do adversário. Era Benfica a mais para um Vitória de Setúbal que precisa de melhorar muito ( mas mesmo muito ) se quiser continuar no principal escalão do nosso futebol.

 

Ontem, segunda-feira, dia de trabalho e véspera de dia de trabalho ( um horário péssimo, pois, para ir ver futebol ao vivo ! ) demandaram à Luz 40.915 adeptos, um número espantoso, que mostra a fé com que a nação benfiquista segue esta época a sua equipa. Há que dizer que quem foi à Luz viu um espectáculo por vezes deslumbrante, dentro e fora do Campo : se no tapete verde Aimar, Saviola, Cardoso, Ramires e Di Maria pintavam a manta, nas bancadas o clima de festa chegou a ser de autêntica apoteose, numa comunhão perfeita entre os jogadores que queriam agradar aos adeptos e estes que nunca regatearam apoio. As gerações mais novas perguntam, muitas vezes, como era o "Inferno da Luz". A resposta, ontem, no estádio do Benfica, era fácil de dar. Era assim, um vulcão imenso que empurrava a equipa para a baliza adversária, galvanizando uns e atrofiando outros. Uma constante de futebol atacante correspondida pela paixão dos adeptos. Na última década e meia o vulcão arrefeceu á medida que a mistica foi socumbindo à descaractização. Hoje em dia, o Benfica, no aspecto emocional, ressuscitou. Obra de Jesus? Também. Mas não só...

 

Quando Pablo Aimar pegou na bola e foi por ali fora, espalhando arte e magia, até fazer o 4-0, João Vieira Pinto, o menino-de-ouro, só pode ter sorrido ; quando Javier Saviola, na segunda parte, driblou meia cidade de Setúbal e quase marcou ( se tem dado a bola a Cardoso...), Fernando Chalana, o pequeno genial, só pode ter aplaudido, agradado ; e quando Òscar Cardoso consumou o hat-trick, o rei Eusébio só pode ter pensado, « temos gente ».

De facto, há na Luz matéria-prima para grandes cometimentos, a que se junta, de corpo e alma, uma imensa massa adepta sedenta de êxitos.

Resumindo, foi a noite dos diabos ( vermelhos ) à solta ! Teve azar o V. Setúbal, porque estava no sítio errado à hora errada...

 

                                                                     in A Bola   01-09-2009

publicado por Benfica 73 às 16:00
Tags:

BENFICA 73
contador grátis
Setembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
16
17
18
19

22
23
24
25
26

29
30


comentários recentes
Do You Need A Loan To Consolidate Your Debt At 1.0...
Here is a good news for those interested. There is...
Viva o BenficaSaudações de UMA TETRA
O apoio financeiro a indivíduosOlá,Você está preso...
Get a Loan Today At 3% Interest Rate, contact us a...
Boa tarde,Gostaríamos de dar a conhecer o novo sit...
Boa tarde,Será possivel obter o contato do adminis...
A nível de centrais, apesar dos 2 jovens da equipa...
Caro Benfica73, Rebocho é lateral esquerdo de raiz...
Eu aceitava nos seguintes termos, um milhão à cabe...
Esta gentinha que se governa do futebol, fala de m...
E qual é o valor da cláusula? Parece que o PC está...
Incrível como o site notíciasaominuto não sabe que...
Não terão começado já a tentar desestabilizar o Be...
Apesar de tudo e contra tudo e contra todos (ontem...
O Benfica tem uma estrutura psicológica muito fort...
ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃOVISTO NA NETE DEVE SER LIDO ...
OS PRÓPRIOS SPORTINGUISTAS LÚCIDOSE NÃO CARNEIROS ...
ACHO QUE MERECE JÁ UM POST, EM TODOS OS BLOGUES BE...
Com tal tirada sobre a falta de 'carácter', o padr...