Agosto 31 2011

Ao cuidado de todos os adeptos envolvidos em conversas de café, blogues, fóruns ou simples corredores de empresas. Que fique o assunto definitivamente arrumado: Bruno César não está gordo. Longe disso. Um homem com gordurinha a mais nunca faria o golo que ele fez anteontem na Choupana: cerca de 60 metros percorridos em sete segundos, sempre com a bola nos pés. "Para conseguir fazer aquilo, só pode ser musculado. A roupa engana bastante", comentou a O JOGO Orlando Fernandes, professor de Biomecânica do Desporto na Universidade de Évora.

Segundo o que este catedrático - doutorado em Biomecânica da Estabilidade Articular - nos explicou ontem, Bruno César tem características genéticas que, associadas ao treino, o tornam um atleta com capacidades excepcionais nas vertentes da força rápida e da potência.

"Aquilo não é gordura; são 77 quilos de músculos que se traduzem numa boa contracção muscular. O que o Bruno tem é força rápida e potência. E isso deve-se à sua genética combinada com o treino", afirmou Orlando Fernandes, referindo que a altura (1,78 metros) é irrelevante. "No seu trabalho diário, há uma grande optimização das suas características inatas", acrescentou. Ao que O JOGO apurou, Bruno César não faz treino extra de corrida ou musculação, apenas os exercícios comuns a todo o plantel, sob a orientação de Jorge Jesus.

"Ele não é um sprinter puro, mas tem as características das pessoas possuidoras de fibras brancas, de contracção mais rápida e curta duração, portanto dos velocistas", explicou. "O que o Bruno tem é força rápida e potência. e isso deve-se à sua genética, mas também ao treino", esclareceu Orlando Fernandes. "Há uma grande optimização das suas características inatas", acrescentou.

O pai de Bruno César, Gilmar Zanaki, contou ontem a O JOGO que já em miúdo o filho "era muito rápido". "Ninguém o parava. Jogava com uma bola de basquetebol pequena e, com ela nos pés, conseguia fugir de todos os meninos da rua", recordou.

Ainda a propósito da corrida do médio ofensivo brasileiro, o especialista em biomecânica disse: "Ele não é bom tecnicamente na corrida, tem um braço com um movimento maior do que o outro. Mas compensa com as suas características musculares e técnico-tácticas."

"O que ele tem a mais é músculo, que lhe dá a capacidade de produzir força e velocidade", reforçou o professor universitário.

Fonte: O Jogo

publicado por Benfica 73 às 16:32

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

BENFICA 73
contador grátis
Agosto 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9





subscrever feeds
comentários recentes
Do You Need A Loan To Consolidate Your Debt At 1.0...
Here is a good news for those interested. There is...
Viva o BenficaSaudações de UMA TETRA
O apoio financeiro a indivíduosOlá,Você está preso...
Get a Loan Today At 3% Interest Rate, contact us a...
Boa tarde,Gostaríamos de dar a conhecer o novo sit...
Boa tarde,Será possivel obter o contato do adminis...
A nível de centrais, apesar dos 2 jovens da equipa...
Caro Benfica73, Rebocho é lateral esquerdo de raiz...
Eu aceitava nos seguintes termos, um milhão à cabe...
Esta gentinha que se governa do futebol, fala de m...
E qual é o valor da cláusula? Parece que o PC está...
Incrível como o site notíciasaominuto não sabe que...
Não terão começado já a tentar desestabilizar o Be...
Apesar de tudo e contra tudo e contra todos (ontem...
O Benfica tem uma estrutura psicológica muito fort...
ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃOVISTO NA NETE DEVE SER LIDO ...
OS PRÓPRIOS SPORTINGUISTAS LÚCIDOSE NÃO CARNEIROS ...
ACHO QUE MERECE JÁ UM POST, EM TODOS OS BLOGUES BE...
Com tal tirada sobre a falta de 'carácter', o padr...