Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

benfica73

Toda a informação sobre o Glorioso

benfica73

Toda a informação sobre o Glorioso

Javi García em entrevista: «Aprendemos a lição, não vamos cometer os mesmos erros»

26.06.11, Benfica 73

Nova época, desejos renovados e uma campainha que estará permanentemente a tocar na cabeça dos jogadores: o que de mau aconteceu em 2010/11 não é para repetir. O espanhol é a voz de um discurso renovado, de quem caiu na real e espera, com mais humildade, voltar ao topo. Com o mesmo Jorge Jesus, com quem está sempre a aprender.
Gozou as férias com um estado de espírito diferente relativamente ao ano anterior, depois de uma época sem grandes conquistas? 
Foi diferente, porque no primeiro ano fomos campeões e regressámos felizes a casa. A forma como terminámos a época passada, com a aquela meia-final da Liga Europa... terminámos a época com um travo amargo de boca. Queríamos muito ter jogado aquela final em Dublin, seria uma forma bonita de terminar a época, se possível com o título. De qualquer forma acabámos 2010/11 em segundo lugar, o que nos permite disputar as pré-eliminatórias da Liga dos Campeões. Na época passada fizemos um grande campeonato, mais irregular, é certo, mas conseguimos 18 vitórias consecutivas. Iniciamos esta época com companheiros novos e uma base muito boa. Tenho um pressentimento muito bom para a nova época.
Já reflectiram sobre os erros que cometeram?
Ainda é muito cedo para isso, mas o importante na pré-época é adquirir ritmo, trabalhar forte nesta fase, pois será a gasolina para o resto da temporada. Dentro de um mês teremos uma pré-eliminatória complicada e nessa altura o mister saberá dizer-nos o que quer e o que não quer que façamos. A maioria dos jogadores conhecem as ideias dele e isso é bom. E tentaremos que os reforços se adaptem o mais rapidamente possível à equipa.
Jorge Jesus disse em entrevista recente a A BOLA que o Benfica foi vítima do sucesso da época anterior. Além disso, durante a última temporada ficou-se com a ideia de que a equipa entrou em 2010/11 com demasiada autoconfiança. Concorda?
Concordo. Tínhamos sido campeões, além disso a equipa era muito jovem e creio que caímos nessa inexperiência de pensar que pelo facto de termos sido campeões na época anterior iríamos entrar em qualquer campo e ganhar a qualquer adversário sem correr nem suar. Provou-se que isso é impossível. O campeonato português é muito difícil e tivemos um início de época muito complicado. Mas a vida coloca-nos esses obstáculos para que os superemos e para aprender com eles. Mas agora estaremos preparados, pelo menos aqueles que tiveram essa experiência do ano anterior.
Acredita que não irá acontecer o mesmo no início desta temporada?
Teremos em mente essa recordação e acredito que isso não irá acontecer outra vez. Quanto aos reforços, teremos de lhes explicar que esta é uma competição muito difícil e que não se ganha envergando apenas o símbolo do Benfica. 
Vão pegar nessas recordações para as transformar em forças? 
O meu pai sempre me disse que a vida coloca-nos obstáculos para os superarmos e aprendermos com isso.