Junho 04 2011

A sociedade portuguesa divide-se quanto à justiça das medidas de coação extremas a dois jovens que cometeram um crime banal para qualquer cidadão que tenha tomado contacto com o sistema escolar nos últimos 25 anos. Justificou o juiz a prisão preventiva pelo “alarme social” que as agressões e sua divulgação na Internet teria levantado, quando podia ter colocado a ênfase na necessidade de dar exemplos a uma geração sem valores nem educação. Os meios tecnológicos, neste caso escutas ilegais com imagens, tornam-se válidos quando os alvos são jovens sem estrutura social, em vez de dirigentes, agentes, amanuenses e árbitros da bola.

Um crime do dia-a-dia da selva urbana reabriu a perspetiva do agendamento das leis ao mundo em que vivemos, fazendo vacilar alguns sectários de plantão, que ora abominam as escutas telefónicas que lhes mancham o sucesso desportivo, ora aplaudem a intrusão judiciária como validação de suspeitas ouvidas online de forma aleatória e avulsa.

Acossado pela investida do Ministério Público às transferências do futebol, o presidente do Benfica veio solicitar uma investigação à “primeira e à segunda instituição” do último campeonato, a propósito dos negócios de compra e venda de jogadores realizados nos últimos dez anos. Fez questão de alargar gratuitamente a suspeita que o atingiu ao FC Porto, apenas porque não sabe “do que vivem” os respetivos dirigentes.

Aentrevista de Luís Filipe Vieira redundou assim em estrondoso alarme social. Não apenas porque reconheceu a maior competência dos adversários, não apenas porque admitiu com um ano de atraso a falta de humildade que esteve na base do fracasso da equipa, não apenas porque mandou abaixo a instável sustentação de Rui Costa, não apenas porque as ameaças a jornais e jornalistas não passam de fator distrativo, imitação básica do que faziam “os do Norte” há uns 15 anos.

Jorge Jesus, o presidente do Benfica e todos os que estudam e aprovam contratações como a de Roberto não podem considerar “perfeitamente normal” que um dia lhes entre a Polícia em casa a pedir um contrato apenas por desconfiar que aquele guarda-redes só podia valer 8,5 milhões de euros se tivesse dez mãos. Não é nada normal, é extremamente alarmante.

Mais uma vez a rotação do vento apanha em cheio o Benfica, devolvendo-lhe na cara tudo o que atirou para o ar, a deixar evidente que, também nesta área, os seus responsáveis padecem de défice de competência em relação aos “do Norte”. Aliás, que relevância teria a conclusão de que as transferências do FC Porto partilham comissões superiores às do Benfica, se os negócios também são geralmente melhores?

Ocaso das transferências e a eventual constituição de arguidos, menos gravosa do que a prisão preventiva dos jovens exibicionistas do Facebook, incluindo um eventual julgamento, ajudarão os benfiquistas a desviarem-se, finalmente, da atração por dirigentes como o presidente do FC Porto, que tantos admiram e tomam como modelo. A menos que as escutas que levaram a PJ ao Estádio da Luz também não sejam para levar a sério.

Autor: João Querido Manha

Fonte: Record

publicado por Benfica 73 às 01:23

BENFICA 73
contador grátis
Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





comentários recentes
Do You Need A Loan To Consolidate Your Debt At 1.0...
Here is a good news for those interested. There is...
Viva o BenficaSaudações de UMA TETRA
O apoio financeiro a indivíduosOlá,Você está preso...
Get a Loan Today At 3% Interest Rate, contact us a...
Boa tarde,Gostaríamos de dar a conhecer o novo sit...
Boa tarde,Será possivel obter o contato do adminis...
A nível de centrais, apesar dos 2 jovens da equipa...
Caro Benfica73, Rebocho é lateral esquerdo de raiz...
Eu aceitava nos seguintes termos, um milhão à cabe...
Esta gentinha que se governa do futebol, fala de m...
E qual é o valor da cláusula? Parece que o PC está...
Incrível como o site notíciasaominuto não sabe que...
Não terão começado já a tentar desestabilizar o Be...
Apesar de tudo e contra tudo e contra todos (ontem...
O Benfica tem uma estrutura psicológica muito fort...
ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃOVISTO NA NETE DEVE SER LIDO ...
OS PRÓPRIOS SPORTINGUISTAS LÚCIDOSE NÃO CARNEIROS ...
ACHO QUE MERECE JÁ UM POST, EM TODOS OS BLOGUES BE...
Com tal tirada sobre a falta de 'carácter', o padr...