Março 10 2011

Não consigo entender quando se explica uma série de resultados com a sorte ou a falta dela. Um resultado ou outro, pontualmente, pode depender da bola na barra ou de um falhanço individual, do guarda-redes ou do avançado, mas mesmo nestes casos estamos já também no domínio da competência. Ou da falta dela.

Jokanovic, treinador do Nacional, queixa-se de que a sorte lhe faltou. Os jogadores do Sporting queixaram-se do mesmo, na Luz. Manuel Fernandes é capaz de dizer que a mesma lhe foi madrasta. Paulo Sérgio parece que nunca a teve, enquanto Manuel Machado diz que não tem sorte com a crítica que ingere ácidos de manhã. Estamos num universo de faz-de-conta, onde a sorte aparece para explicar o que até tem explicação. Mas outra explicação.

ONacional só teve um azar, que foi o de o Paços Ferreira jogar muito melhor, na Choupana para a Taça da Liga, como na restante época. O Paços tem um coletivo que valoriza as individualidades, enquanto o Nacional, como os Vitórias, tem o coletivo a depender delas. Faz toda a diferença. Quem constrói uma identidade guia-se por ela e encontra mais depressa o caminho das pedras. Quem joga tudo nas fraquezas do opositor coloca-se numa situação de dependência e torna o seu jogo (e o resultado) tão incerto quanto as previsões meteorológicas para os Açores.

OVitória de Setúbal tinha esse problema, que Manuel Fernandes denunciava de cada vez que colocava o sucesso futuro na capacidade concretizadora do reforço seguinte, fosse Pittbull, Brasão ou William. Manuel Machado lamenta-se de não ter os milhões dos grandes – e nisso tem razão – mas também falta ao Vitória uma identidade de jogo que valorize menos o improviso semanal, que o caminho da mina faz-se caminhando, com rotinas e hábitos, e não com tentativas permanentes de descoberta da pólvora.

Asorte também não tem nada a ver com a qualidade. Ou a falta dela, que é eliminatória. O Portimonense tem um plantel de segunda divisão, pura e simplesmente. O Sporting está na segunda divisão da luta pelo título. Só 2 ou 3 jogadores dos algarvios jogariam numa equipa com outras ambições, e só 2 ou 3 do Sporting lutariam por um lugar no onze de FCPorto ou Benfica. Um bom treinador pode dar mais luta mas não consegue vencer o seu destino, sobretudo se, como diz a canção, o mundo dos outros é mais forte do que ele. FCPorto e Benfica são, hoje, de outro campeonato, porque têm os melhores jogadores guiados pela competência, já indiscutível, de Villas-Boas e Jesus. A sorte não tem nada a ver com isso.PS: Rijkaard merece mais que o benefício da dúvida. Já quando oiço falar de Zico, Quique ou Scolari para o Sporting, fico a pensar: metam-se nisso (até pelos salários) e depois queixem-se da sorte. Ou da falta dela.

Autor:  CARLOS DANIEL
Fonte: Record
publicado por Benfica 73 às 00:47

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

BENFICA 73
contador grátis
Março 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9





subscrever feeds
comentários recentes
Do You Need A Loan To Consolidate Your Debt At 1.0...
Here is a good news for those interested. There is...
Viva o BenficaSaudações de UMA TETRA
O apoio financeiro a indivíduosOlá,Você está preso...
Get a Loan Today At 3% Interest Rate, contact us a...
Boa tarde,Gostaríamos de dar a conhecer o novo sit...
Boa tarde,Será possivel obter o contato do adminis...
A nível de centrais, apesar dos 2 jovens da equipa...
Caro Benfica73, Rebocho é lateral esquerdo de raiz...
Eu aceitava nos seguintes termos, um milhão à cabe...
Esta gentinha que se governa do futebol, fala de m...
E qual é o valor da cláusula? Parece que o PC está...
Incrível como o site notíciasaominuto não sabe que...
Não terão começado já a tentar desestabilizar o Be...
Apesar de tudo e contra tudo e contra todos (ontem...
O Benfica tem uma estrutura psicológica muito fort...
ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃOVISTO NA NETE DEVE SER LIDO ...
OS PRÓPRIOS SPORTINGUISTAS LÚCIDOSE NÃO CARNEIROS ...
ACHO QUE MERECE JÁ UM POST, EM TODOS OS BLOGUES BE...
Com tal tirada sobre a falta de 'carácter', o padr...